Leitura

5 dicas para não descontar a ansiedade na comida

Quem nunca assistiu um filme em que a mocinha sofre pelo mocinho e devora um pote de sorvete enquanto chora desesperadamente? A ansiedade está totalmente ligada a questões emocionais e em momentos de crise, esse sentimento fica ainda mais intenso, o que pode gerar o comportamento de descontar a ansiedade na comida.

A comida funciona como uma válvula de escape ou até mesmo uma fonte de prazer imediato quando a angústia, estresse e/ou tristeza estão muito presentes. Isso acontece porque a alimentação pode gerar a liberação de hormônios e neurotransmissores que influenciam diretamente o psicológico das pessoas.

Mas isso não quer dizer que não é possível controlar! Preparamos algumas dicas que podem te ajudar a manter o controle e não descontar a ansiedade na comida.

Mantenha uma rotina

Momentos de crise podem gerar mudanças inesperadas, por isso criar uma rotina e mantê-la organizada, na medida do possível, vai fazer com que seja mais fácil respeitar os momentos de cada refeição e ainda preservar as características de cada uma delas.

Identifique o que te faz comer por impulso

Tédio, cansaço, nervosismo, estresse ou muitos outros fatores podem desencadear os episódios de comer em grande quantidade ou de maneira compulsiva. Fique atento, tente identificar quais são os gatilhos que provocam esse comportamento em você e procure evitá-los.

Preste atenção nos sinais do seu corpo

Preste atenção nos sinais que seu corpo dá quando precisa se alimentar e também quando se sente satisfeito. Esses sinais devem ser respeitados sempre para que os exageros sejam evitados.

Avalie suas emoções

Será que o que você está sentindo é fome ou uma emoção? Comer por impulso pode ser um alívio imediato, mas pode piorar a situação, gerando sentimento de culpa. Perceba seus sentimentos e tente lidar com eles antes de atacar a geladeira.

Controle a dispensa

Se você perde o controle com chocolate ou bolacha recheada, tente evitar ter esses alimentos à sua disposição. Assim, quando você estiver com vontade de "descontar na comida", terá menos opções e, pode ser mais fácil manter o controle.

Em um momento de crise, tudo pode se intensificar. Simplifique a sua alimentação e evite dietas muito restritivas em momentos como esse. Aproveite essa oportunidade para rever e tentar estabelecer uma relação mais saudável com a comida. E lembre-se de sempre procurar suporte médico e/ou profissional caso sentir necessidade.

Referências:

Entrevista com Marle Alvarenga, nutricionista e PhD do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP. https://nutritotal.com.br/publico-geral/material/4-estrategias-para-nao-descontar-emocoes-na-comida/ . Acesso em 29/05/2020.

Grupo de Apoio e Tratamento de Distúrbios Alimentares e da Ansiedade - GATDA http://gatda.com.br/index.php/2016/09/26/qual-a-ligacao-entre-ansiedade-e-compulsao-alimentar/ . Acesso em 29/05/2020.

Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares e Obesidade - GENTA https://www.genta.com.br/o-que-estou-comendo-na-quarentena/ . Acesso em 29/05/2020.

https://www.genta.com.br/o-comer-emocional/ . Acesso em 29/05/2020.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP ABP TV - Transtornos alimentares: o impacto do distanciamento social https://www.youtube.com/watch?v=YQ2FxaaoVIw . Acesso em 29/05/2020.

PP-PCU-BRA-0227 - novembro/2020.